quarta-feira, 6 de abril de 2011

Android 'tomando' espaço da RIM, Microsoft e Palm

Conforme uma pesquisa da empresa de consultoria ConScore, efetuada entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, o sistema operacional da Google (Android) adquiriu um grande espaço no mercado, consequentemente, tomando espaço de outras grandes empresas como: RIM (Research in Motion - fabricante dos aparelhos BlackBerry), Microsoft e Palm.

A pesquisa mostra que neste período de 3 meses, o S.O. da Google ganhou 7 pontos percentuais em market share. Em novembro de 2010, o mesmo detinha 26% de market share no mercado de smartphones dos EUA. Em fevereiro deste ano, o Android chegou a marca de 33% do mercado. Para isso, a plataforma “ganhou” 4,6% do mercado da RIM, que desceu de 33,5% (novembro de 2010)  para 28,9% (fevereiro de 2011).

Além dessa marca, o Android também adquiriu uma parcela percentual do mercado da Microsoft e da Palm, mesmo após o lançamento do Windows Phone 7 e o novo smartphone Pre2 da Palm.

Para podermos compreender melhor estes números, levamos em consideração alguns fatos relevantes: 

- A RIM não apresenta nenhum novo dispositivo desde 2010, ano em que foi apresentado o modelo Torch. Nos últimos 6 meses a RIM está se empenhando em seu tablete PlayBook. Obviamente, esta foi a estratégia que custou para a RIM, o percentual entregue à Google.

- Os fabricante de hardware, além de empolgados, estão apoiando a estratégia dos smartphones com a plataforma Android.

- O crescimento da Apple praticamente parou neste período de 3 meses, onde a mesma, subiu de 25% para 25,2% em market share. A Apple, para não perder parcelas em market share, como as outras empresas, deverá se destacar no lançamento do seu próximo smartphone: IPhone 5. Portanto, espera-se que o próximo smartphone da empresa se supere em quesito de recursos e especificação, para que no mínimo, a empresa mantenha sua marca atual.

  •  Atualmente, é possível contemplar o seguinte posicionamento em market share:
Android: 33%
RIM: 28,9%
Apple: 25,2%
Palm: 2,8%
Outros: 10,1%

  • Em relação aos fornecedores de dispositivos, a marca nos EUA é a seguinte:*
Samsung: 24,8%
LG: 20,9%
Motorola: 16,1%
RIM: 8,6%
Apple: 7,5%

* Lembrando que estes dados não incluem apenas smartphones, mas, todos os celulares.


fonte: IT Web - http://www.itweb.com.br

Um comentário:

  1. Muito interessante essas informações.
    Na minha opinião, se a RIM não acordar em breve a veremos em queda no mercado até desaparecer.
    Sinceramente não entendo como um sistema tão ruim para ambos os lados (tanto desenvolvedores quanto usuários) pode ainda ter tanto espaço no mercado.
    Quanto à Microsoft acho que é preciso esperar uma maior disseminação do sistema ou mesmo o lançamento do Windows 8 pra dizer alguma coisa. Acho que a galera está sendo um pouco precipitada.
    Com certeza Android veio pra ficar e vai tomar mais e mais espaço no mercado, mas ainda existe aí um longo caminho a ser percorrido no que se diz respeitoao filtro de qualidade dos aplicativos. Se isso evoluir com certeza os usuários ganharão muito.

    Abs^^

    ResponderExcluir